Skip to main content

Entusiasmo Racional

     Posso dizer que nos últimos tempos algo que tem me incomodado é o fato de termos que levar uma denominação como um sobrenome, enquanto, o que aprendo na  BÍBLIA é que a Igreja de Cristo é uma só na face da Terra e reúne todos os salvos e remidos no sangue do Cordeiro. A atual divisão que vivemos, muitas vezes, traz atraso para o Reino de Deus e me pergunto até que ponto isso agrada o Seu coração. Fico feliz ao ver líderes que não se limitam a isso, não se limitam a limitar o corpo de Cristo.
       O que tenho buscado é não deixar que nenhum outro nome tenha mais importância do que o nome de Cristo e não falar mais "sou da igreja X" ou "joãozinho é da igreja Y", porque fazemos parte do mesmo corpo, da mesma Igreja quando reconhecemos Cristo como nosso único caminho de salvação e temos a Bíblia como regra de fé. Tento me policiar para dizer "eu congrego em X" e "joãozinho congrega em Y". Se alguém não concorda, peço que me exponha a sua opinião à luz da Bíblia. 
       Esclarecido isso, posso dizer que esse "Entusiasmo Racional" foi inspirado em John Wesley (e eu não congrego na Metodista) e no versículo que desde Março de 2011 tem mudado a minha vida, Romanos 12:1 e 2. Quando começou o movimento wesleyano, os adeptos foram chamados de "entusiastas", apesar da vivacidade John Wesley não permitiu que se tornasse em uma onda de emoções desenfreadas e de sentimentalismo superficial, ele havia experimentado uma profunda mudança no coração, porém, sempre conservou a cabeça sobre os ombros, combinando o entusiasmo com o juízo por ver que nosso Senhor Jesus Cristo, em quem habitava a plenitude do Espírito Santo, foi a pessoa mais equilibrada, sensata e serena que já existiu. 
       John Wesley pregava uma espiritualidade inteligente, sábia, entendida. Ele dizia " Sem ler extensamente, não se pode ser jamais um pregador profundo nem tampouco um completo cristão." Ele incentivava aos cristão mais pobres a formarem pequenas coleções de livros em suas casas, ele mesmo preparou, pessoalmente, uma Biblioteca cristã, composta de 50 volumes, que fez publicar, abreviando e condensando, para que as obras dos melhores autores fossem mais acessíveis aos povo. A santidade que pregou não era a sancta simplicitas - a "santa ignorância., mas estabeleceu "Salões de Leitura", fundou escolas elementares para crianças e adultos para instrução religiosa, alfabetização e iniciação nas artes e ciências e enfatizava "Pregai expressamente em prol da educação". Formou pregadores que, acima de tudo, eram piedosos, mas, ao mesmo tempo, conhecedores e estudiosos, disseminadores da educação e cultura. 
       Já ficou claro o gosto pela pregação de Wesley, mas, para não ficar só nas minhas palavras ou nas dele, vamos a Bíblia, Romanos 12:1-2:
  1. Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 
  2. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
    Paulo roga (insiste com perseverança) ao povo que apresentasse um culto racional a Deus, não por emoção, nem sem saber o que estava fazendo, mas através de uma renovação de entendimento e onde devemos buscar esse conhecimento? Primeiramente, na Palavra de Deus e também através de pessoas que pregam a Palavra e livros que sejam fiéis as Escrituras, como sabemos se de fato são sérios? Buscando a confirmação na Bíblia, como os cristãos da cidade de Beréia (Atos 17:11) para que não sejamos como "nuvens sem águas" (Judas versículo 12) que são levadas por qualquer vento, mas que estejamos firmados na Palavra, combatendo a "santa ignorância", por isso podemos citar as palavras do apostolo Paulo em Filipenses 1:9:
"E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção (discernimento)."



"Créditos"

  • Usei como fonte para a vida de John Wesley "Quando Wesley nos desafia" de G. Báez Camargo & Nelson Luiz Campos Leite da Editora Cedro. - Indicação de "Dona Edna" minha mãezinha! Indico a todos :)
  • Texto de Romanos 12:1 e 2 -> www.bibliaonline.com.br

Comments