Skip to main content

Fruto do Espírito

          Aqui em casa, oramos todos os dias juntos e cada um é responsável por um dia da semana para levar uma reflexão bíblica. Esta semana estamos falando sobre o Fruto do Espírito, então, resolvi me aprofundar um pouco sobre o texto de Galátas 5 pegando os versículos 22 e 23 em grego para pegar o significado original das 9 virtudes citadas neste texto. 
          Então, hoje vamos falar um pouquinho sobre a primeira virtude, o amor, que curiosamente no grego poderia ser escrito como philos ou agape que, expressam diferentes tipos de amor. Nesta passagem o original é "agape". E o que seria isso? O amor agape é o amor perfeito. A Biblia de Estudo Plenitude traz algumas características:

  1. Ágape denota uma benevolência invicta e boa vontade inconquistável que sempre procura o bem maior da outra pessoa, independente do que ela faz.
  2. É o amor autoconcedido que dá livremente sem pedir nada em troca. (A força do voluntariado)
  3. Ágape é mais um amor por escolher do que philos, que é um amor por "acaso".
  4. Ágape descreve o amor incondicional que Deus tem pelo mundo (pessoas).
        Em 1Pe 4:8b diz que "Deus é amor" e mais uma vez esse amor no original é agape no grego. Então, me dei a liberdade de ler o que Paulo escreve como "o caminho sobremodo excelente" em 1 Coríntios 13:1-7 da seguinte forma. Me acompanhe no texto abaixo, se Deus é amor (agape), então, vamos tomar a liberdade de onde está escrito "amor" lermos Deus.
  1. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
  2. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
  3. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
  4. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
  5. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
  6. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
  7. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (www.bibliaonline.com.br)
    E ai? Pelo menos de mim, isso tirou toda a posição romântica desta passagem e nos dá o privilégio de conhecer mais o nosso Deus, de ver suas características e... automaticamente, mostra quem nós devemos ser como o próprio faz em 1 Coríntios 11:1 mostrando que ele era apenas imitador de Cristo e que deseja que todos os fiéis tivessem essa mesma inspiração: o Autor e consumidor da nossa fé, nosso Senhor Jesus Cristo.
     Quando realmente temos a vida de Cristo como nosso alvo, nós temos o privilégio de termos a mente de Cristo, essa afirmação vem do último versículo de 1 Coríntios 16, porém, se lermos os versículos anteriores veremos Paulo explicando que ninguém tem o poder de saber os planos de Deus, mas isso muda, porque a partir do momento que recebemos o Espírito Santo. Então,

Por que Deus nos deu Seu Espírito?

      Porque Deus quer que conheçamos a sua mente e como nós, homens, não temos este poder (v. 9), Deus nos deu o Seu Espírito, que é quem pode examinar minuciosamente as profundezas da mente de Deus (v. 10). E nós não temos mais recebido o espírito do mundo, mas o Espírito de Deus (v. 12) com a finalidade de conhecermos o que por Deus nos foi dado gratuitamente, mas só através do homem espiritual podemos entender, porque para o homem natural é loucura (v 14). Agora, nós, através do Espírito podemos conhecer a mente de Deus (v 16), pois temos a mente de Cristo. Pois isto é a sabedoria de Deus (v. 7) em mistério, porque ao homem natural não é possível ser discernido.
      Logo, podemos ver que Deus nos deu Seu Espírito para O conhecermos melhor, conhecermos a Sua intimidade e a Sua natureza e, automaticamente, quem tem a semente (Espírito Santo) tem o fruto que é fazer nascer em nós a natureza de nosso Pai. Talvez pareça um pouco complexo, mas a realidade é que quando plantamos a semente do Espírito Santo em nossa vida, colheremos o fruto de termos a Sua natureza.

     Agradeço a Deus por ter me feito entender mais um pouquinho da Bíblia, afinal, combatemos a "santa ignorância".






Comments